26/06/2010

... e Chaplin inspira coleções

Recentemente, pudemos conferir a coleção de dois estilistas com inspiração semelhante.

A coleção masculina primavera-verão 2011 do inglês John Galliano buscou referências no cinema mudo, especialmente em Charles Chaplin e Buster Keaton.

Chaplin

Buster Keaton

Em algumas peças com alusão mais óbvia aos dois atores, Galliano abusou da maquiagem e acessórios característicos da época.

 

Alguns modelos desfilaram com sapatos no estilo "clown" e suspensórios, com cabeças adornadas com redinhas, chapéus-melão, boinas...




Como característica marcante de Galliano, mais uma vez ele imprimiu um tom de "show/performance" ao seu desfile, que começou com um enorme relógio descendo no meio da passarela e a entrada de um sósia de Chaplin. [Confira o vídeo]

E como sempre, encerrando o desfile, John Galliano, sempre um show à parte.

Já para a coleção primavera/verão 2011 de Alexandre Herchcovitch, o tom foi mais ameno e a referência à Chaplin foi mais abstrata, uma vez que o estilista valeu-se de outras fontes de inspiração, como o surrealista René Magritte e o filme Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick.



Em cores vibrantes e muito nylon, Herchcovitch também incluiu chapéus e suspensórios na passarela, além do taco de beiseball dourado, referência direta ao filme de Kubrick.


 


Em uma leitura mais acessível ao dia-a-dia, Herchcovitch apresentou a camiseta abaixo:


Nela, sem dúvida observamos uma ligação direta com Magritte, em sua obra "The son of man", 1926, a qual foi definida pelo surrealista como: "tudo o que vemos esconde outra coisa, e nós queremos sempre o que está escondido pelo que vemos".


 Imagens: terra, women's wear daily e wikipedia


Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto e análise crítica produzidos pelo O Avesso da Moda. Imagens coletadas a partir das fontes acima citadas. Todos os direitos reservados.]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...