Há pouco tempo, nossa colaboradora Glória, viajou para Cuba e de lá trouxe várias impressões, decepções com o regime comunista/socialista e até uma surpresa cosmética! [pasmem!]
Gori e os veículos da década de 1950 que circulam por Cuba
©Glória B. Herrera
Para quem não sabe, um breve resuminho... A revolução comunista "triunfou" em 1959 ao derrubar o governo de Fulgencio Batista, quando Fidel Castro assumiu o poder, levando a população a uma profunda e perene ditadura, que já dura mais de 50 anos nas mãos da família Castro.
Havana, Cuba
©Glória B. Herrera
Malecón
©Glória B. Herrera
O povo cubano é bombardeado por todos os lados: sofre com o embargo comercial imposto pelos Estados Unidos, com a perseguição política, com a proibição em deixar o país, entre outros tantos absurdos; a população de Cuba é carente, não tem dinheiro para comprar itens básicos de higiene pessoal, alimentação, etc. Afinal de contas, embora todos tenham direito a uma educação excelente, o salário de um neurocirurgião-chefe é de, aproximadamente, 40 dólares por mês.
Menino no Malecón
©Glória B. Herrera
Diante desse cenário, não é de espantar a surpresa da Glória ao se deparar com esmaltes, "Fiesta", aparentemente produzidos em Havana, Cuba. Digo aparentemente porque há somente essa referência na embalagem e entre tantas mentiras oficialmente divulgadas pelos Castro, a gente não pode ter certeza de nada, né?
Vamos aos swatches?
Os esmaltes são identificados por número. Este é o 6:
com flash
sem flash
Este é o número 9:
com flash
sem flash
Por último, o número 11:
sem flash+iluminação artificial
A qualidade é ótima: seca super rápido, dura muito e a cobertura é excelente. Pena que para comprar alguns vidrinhos a gente tem de viajar até Cuba... ou será sorte, né? rs.
Para saber mais:
Não deixe de conferir o ótimo vídeo produzido pela Glória e seu amigo, Victor Vian, sobre a distribuição de sabonetes e creme dental:
[Agradecimentos: Madalena Barranco e Victor Vian.]
[©Conteúdo protegido por direitos autorais. Texto e imagens produzidos pelo O Avesso da Moda. Todos os direitos reservados.]
uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu, lindões!!!! quero viajar pra lá agora!!! parabéns, galera!!!
ResponderExcluirbjokas
lindos esmaltes, mas não vale a ida a um país ditador, controlador e tantas outras coisas que não vale nem ressaltar. O que importa é se você gostou ne?
ResponderExcluirBeijos
http://www.universoglam.blogspot.com/
Encontrei os esmaltes por acaso, caminhando pelas ruas. Só tinha essas três cores e uma bem clarinha e só da marca Fiesta. Isso em Cuba é um luxo. Os sabonetes dados em frente ao Capitólio foram dicas de minhas irmãs. Já é hora que o comunismo venha abaixo e seu povo culto, inteligente e tão carismático tenha a oportunidade de se reerguer e resgatar plenamente o significado da palavra liberdade. Beijos.
ResponderExcluirSeguindo o blog.
ResponderExcluirCuba e seus contrastes... fascinante!!
http://agentegostaassim.blogspot.com/
Adorei os esmaltes! O numero 11 é a minha cara!
ResponderExcluirParabéns pelo post e viagem!
E impressionante como é a cultura desse povo!
bjss
Perfeito esse número 11!!! Lindíssimos.
ResponderExcluirAh que lindeza!! adorei principalmente o vermelho.. Eu sou apaixonada pelos paraguaios só por causa dos vidrinhos lindos.. (*.*)
ResponderExcluirhttp://www.ajoaninhadeverniz.com
ai que lindeza!! adorei principalmente o vermelho!! Mas sou apaixonado é pelos paraguaios.. com aqueles vidrinhos bojudinhos e de estrelas.. haha
ResponderExcluirhttp://www.ajoaninhadeverniz.com
ahhh, adorei o post!
ResponderExcluirflor, adorei os esmaltes comprados!!
beeeijooos
http://re-becah.blogspot.com
Lindões! adorei.
ResponderExcluirBeijos
http://luxodeconfete.blogspot.com/
Quanta coisa linda, adorei o ultimo esmalte. Lindo
ResponderExcluirhttp://maosdemocas.blogspot.com/
Que esmaltes lindos,amei o vermelho e olha que é a cor que não gosto muito.Bjs
ResponderExcluirhttp://unhaterapia.blogspot.com
Nossa, ñ pensei que fosse assim tão restrito em Cuba. E realmente é uma surpresa encontrar esses esmaltes. Como ñ tem por aqui, o jeito é achar os similares...
ResponderExcluirBjos bjos!
Parabéns, queridas meninas de O Avesso da Moda!! ADorei a reportagem da Mirian Barranco Herrera sobre a viagem da também muito querida Glória Herrera à Cuba, e sua reportagem imparcial e clara sobre o assunto, e sobre o que Cuba produz em matéria de cosméticos... Beijos - parabéns!!!!
ResponderExcluirE eu, particularmente adorei o esmalte número 9 de ganhei da querida prima Glória Herrera!! O que me chamou a atenção foi o brilho metálico "diferente" dois esmaltes daqui.
Beijos às queridas meninas:))
Oi, vim conhecer seu blog e AMEI, ele é lindo parabéns, comecei a seguir aqui, e vou voltar sempre que possível :) Beijos;
ResponderExcluirhttp://www.byjessicarodrigues.com/
@jescrodrigues
É tão bom viajar, conhecer novos lugares, novas experiências, né??
ResponderExcluirameeei os esmaltes... foi até difícil escolher um preferido, mas acho que fico com o rosa, n.9
Beijos
http://makeupsecretbox.blogspot.com/
Amei ^^ mt perfeita essa viajem!
ResponderExcluirhttp://criatividade-atona.blogspot.com/ s2
Gostei... Bom ver esta experiência que tem uma cultura totalmente diferente. Na verdade tem vivido de uma ditadura substituindo a outra. Quanto aos esmaltes, lembrou-me algo que li não sei onde: que nem nas guerras mundiais, as mulheres deixaram de comprar menos jóias, agora substituídas por bijouterias(rs...). Faz parte da alma feminina, mesmo passando momentos difíceis, olhar para seu visual. Adorei mesmo o post. Agora uma curiosidade, gloria, quanto ao acesso a Internet, como é a liberdade deles? Abraços e parabéns, pela postagem e pela experiência.
ResponderExcluirParabéns meninas queridas Mirian Barranco Herrera, Glória Herrera e Ana Herrera! Cada vez mais admiro o trabalho de vocês! Pra lá de interessante essa matéria em Cuba e muito bem feita!
ResponderExcluirUma alegria mesmo acompanhar as novidades no blog
"O Avesso da Moda" Adorei os esmaltes...
beijinhos coloridos de carinho ♥
Obrigada a todas pelas palavras tão carinhosas. Cristina Arraes o acesso à internet é realmente bem restrito. O "guia" que contratei (na realidade era um neurocirugião chefe que fazia "bicos" como guia-taxista) disse que toda a correspondência que chega a Havana, bem como em toda Cuba, de outros países, passa por um "filtro", uma espécie de censura. No hotel tive que solicitar uma senha para poder enviar mensagens. A conexão é lenta, muito lenta. O facebook é nacional. Nada de contato con outros países. Realmente é uma pena.
ResponderExcluirMuito boa a descrição do país! Uma pena saber que nesse mundo moderno ainda existe povos aprisionados!
ResponderExcluirDaqui uns 15 dias estarei em Cuba...vou procurar as preciosidades n.9 e n.11 rs
bjks parabéns!!!
Ah, aproveitando...Gloria vc trocou o $$ por CUC?
ResponderExcluirQual a moeda vc me recomenda levar.
Tb fiquei aqui pensando...eles nao tem dinheiro nem pra comer, certo? Gastam com cosméticos???
bjks
Oi Vivi Namen, tudo bem?
ExcluirRealmente Cuba é uma prisão para seu povo, porém não há como não gostar do país.
Os dólares que comprei no Brasil troquei por CUCS. É a moeda mais aceita em todos os lugares. Tudo é cobrado em CUCS. Ninguém aceita os pesos cubanos, dólares ou euros (você acredita que 100 dólares valem menos que os CUCS? 100 dólares equivalem a mais ou menos 87 CUCS). Você pode trocá-los nos hotéis e em alguns bancos e em casas de cambio próximas aos hotéis que ficam na região hoteleira.
Duas dicas Vivi. Por indicação das minhas irmãs eu levei sabonete e pasta de dentes para distribuir aos cubanos. Eles aceitam de tudo. Nosso "guia" (un neurocirurgião que trabalha fazendo "bico" com os turistas também nos pediu roupas de qualquer tipo). Você pode ver o video que eu fiz com essa distribuição de sabonetes no link acima.
Outra dica, e esta é muito importante porque me pegou de surpresa, é que você deve pagar 25 (o equivalente a mais ou menos 50 reais) CUCS na volta para poder sair do país. Esse valor é pago no próprio aeroporto. Se não pagar você não consegue embarcar.
Bom espere ter ajudado. Se precisar de mais dicas é só perguntar.
Desejo que você tenha uma ótima viagem e aproveite bastante. Os cubanos são muito simpáticos e os poucos esmaltes que existem lá são muito legais e bonitos.
Beijos
Opsss,parada obrigatoria em seu posto Rsrsrs,estou indo para Cuba ainda este mes ,e fiquei super surpresa em saber que poderia levar coisas ,nao ..tem algo a mais que vc nao postou aqui ,por favor ira me ajudar muito e me diga o que levar na mala o que vestir etc... Muito obriga!!!
ExcluirObrigada pela dica! Valeu!
ResponderExcluirAdorei a viagem...realmente os cubanos são simpaticos. No incio são um tanto desconfiados, mas depois o papo se torna tão bom que é impossivel parar.
Acabei levando Euro em vez de dólares, afinal é mais valorizado lá.
E...achei e trouxe os esmaltes!! Adorei!
Também observei as balconistas de lojas ou atendentes que fazem da unha uma obra de arte rs
Eu indico essa viagem, para conhecer a cultura de um pais socialista. Vale a pena...é bem interessante! E vale muito a pena ainda conhecer Varadero...uma praia belíssima!
bjks...mais uma vez obrigada!
Oi Vivi!
ExcluirQue bom que você adorou a viagem, realmente não tem como não gostar. Os esmaltes são bem simples, mas duram bastante. Pena que tem poucas cores disponíveis. Quando eu fui tembém reparei nas unhas das cubanas. São o máximo.
Varadero... eu queria estar lá agora (chove neste momento aqui em São Paulo). Que lugar lindo!
Beijos Vivi.